Praia e sal, cloro e piscina são responsáveis por prejuízo capilar. Couro cabeludo suado pode desencadear caspas e seborréias.No verão, a estação mais quente do ano, os dias ficam mais longos e a exposição ao sol consequentemente é maior. As combinações - praia e sal, piscina e cloro – até aliviam o calor, refrescam o corpo e a mente, mas também são responsáveis por prejuízos aos cabelos. A temperatura elevada provoca suor no couro cabeludo e, além de facilitar as caspas e a seborréia, pode deixar os fios ressecados caso não sejam tomados alguns cuidados, segundo especialistas.
Independente da época do ano, a hidratação nos cabelos é recomendada para quem deseja ter os fios macios, brilhantes e sedosos. “É importante usar o produto certo para cada tipo de cabelo. Revezar o xampu para uso diário, já que as lavagens podem ser frequentes, evita a escamação. A dica vale, inclusive, para quem tem cabelos quimicamente tratados. Alternar até mesmo a marca pode ser um bom caminho”, disse o hair designer, Fábio Alcântara.
Para potencializar o resultado, o cabeleireiro Wendel Silva recomenda o uso de máscara capilar antes e depois da exposição ao sol e contato com a água clorada ou salgada. “As máscaras normalmente contêm protetor solar e são responsáveis por devolver aos cabelos as proteínas e nutrientes perdidos. Lembrando que, para evitar a oleosidade, a aplicação não deve ter contato com o couro cabeludo. Para ter um resultado completo é interessante lançar mão do finalizador. Depois de voltar para casa e fazer a lavagem com os produtos indicados, o uso desse item vai reparar as pontas e retirar o aspecto arrepiado”, explicou.
Quem pretende melhorar a aparência capilar, independente das horas de lazer do verão, pode seguir a recomendação uma vez por semana. “O uso da máscara pode ser feito em casa. Neste caso, a aplicação não deve ultrapassar 30 minutos, ou então, o produto pode fazer efeito contrário”, afirmou Wendel.
Para evitar as caspas e a seborréia, a dica é manter o couro cabeludo limpo e seco. “Mesmo com o suor provocado pelo calor, é bom evitar amarrar os cabelos enquanto molhados, bem como penteados nessa condição, fazer uso prolongado de chapéu ou boné, lavar os cabelos com água quente e, principalmente, mantê-los higienizados”, completou a especialista em cosmeatria médica e cirurgiã plástica, Lúcia Alves Fonseca. A caspa pode ainda desencadear micose na pele na região superior das costas.
Ainda segundo ela, caso apareçam sinais do problema é preciso procurar o médico para que o diagnóstico seja feito adequadamente. “De repente a pessoa acha que é caspa e pode ser micose”, explicou.
FONTE: http://www.gamaitaly.com.br/emcasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário