segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fanavid investe no mercado da arquitetura e da construção civil



Fabricante de vidros de segurança planeja inauguração de showroom na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo; investimento de 15% de seu faturamento em treinamento e novos equipamentos; e incorporação definitiva de sua marca aos produtos fabricados em tradicional indústria de vidros adquirida há três anos  
O ano de 2010 traz grandes mudanças para a indústria de vidros de segurança voltados para o mercado da arquitetura e da construção civil. Isto porque a Fanavid, empresa 100% brasileira, que adquiriu em 2007 as operações da Santa Marina Vitrage, consolida esta compra com a definitiva incorporação da marca Fanavid a todos os vidros produzidos na fábrica, mantendo, assim, a liderança no mercado de vidros para a arquitetura e construção civil.
Presente no mercado de vidros automotivos desde 1963, a Fanavid investirá ainda em 2010 um valor equivalente a 10% de seu faturamento para adquirir equipamentos, treinar e capacitar seus colaboradores e desenvolver novos produtos. A empresa também planeja inaugurar um showroom na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.
Reconhecida como a maior fabricante independente do ramo de vidros automotivos na América do Sul, a Fanavid apresenta sua linha de vidros de segurança voltados para o mercado da arquitetura e da construção civil, todos desenvolvidos para atender às demandas de arquitetos, engenheiros e designers, com produtos que combinam beleza, segurança, isolamento termoacústico e alta tecnologia de produção.

Vidros Temperados e Laminados
Os Vidros Laminados fabricados pela Fanavid são ideais para áreas externas porque, mesmo quebrados, permanecem no caixilho, mantendo sua função de fechamento. Além disso, bloqueiam 99,6% dos raios UV, minimizando o desbotamento de tecidos no interior dos imóveis, sem interferir no crescimento de plantas. Essas características se devem à sua tecnologia de fabricação, uma vez que eles são obtidos em um processo onde duas ou mais chapas de vidro são coladas com um ou mais filmes de PVB (Polivinil Butiral), que tem a capacidade de se deformar até cinco vezes sobre seu tamanho original. Por isso, no caso de um impacto violento, o vidro laminado se quebra, mas o conjunto não se rompe porque os fragmentos ficam presos ao filme.
A Fanavid fabrica três variações do Vidro Laminado - colorido, de controle solar e acústico - que se adéquam à demanda do mercado de arquitetura e construção. O Vidro Laminado Colorido está disponível em mais de 600 opções de cores, transparentes ou translúcidas, graças à combinação de películas coloridas de PVB com o vidro, cuja cor original pode ser cinza, verde, bronze ou incolor. Já o Vidro Laminado de Controle Solar oferece grande controle na entrada de luz e calor porque é obtido com a combinação de película de PVB, vidro float e vidro com controle solar. E o Vidro Laminado Acústico, por fim, tem maior poder de atenuação dos ruídos, com espessura até três vezes menor do que os Vidros Duplos, em função do uso de filmes de PVB do tipo acústico.
A Fanavid também fabrica Vidros Temperados, que são vidros de segurança com grande resistência a variações de temperatura e, principalmente, ao impacto mecânico, tornando-se ideais para uso externo em fachadas, janelas e portas, ou, ainda, internamente em divisórias, boxes de banheiro e móveis. Os Vidros Temperados são obtidos por meio de aquecimento controlado seguido de resfriamento brusco, o que cria um estado de tensão interna que aumenta sua resistência mecânica em até cinco vezes. Por isso mesmo, eles devem ser fabricados na dimensão final de uso, sem a possibilidade de se fazer furos, recortes ou modificações em seu tamanho. No caso de sofrerem um impacto muito violento os vidros temperados se quebram em pequenos fragmentos que não provocam ferimentos profundos.
Uma das vantagens dos Vidros Temperados é que eles podem receber serigrafia sem perder sua resistência, e com elevado ganho no poder de controle solar. Disponíveis em diversas cores e desenhos, os assim chamados Vidros Serigrafados da Fanavid são obtidos pela deposição de esmalte cerâmico sobre uma tela têxtil onde está gravado um desenho. Os padrões podem ser feitos de acordo com uma série de motivos pré-estabelecidos pela Fanavid ou com desenhos personalizados, e cobrir de 1% a 100% da superfície. O vidro serigrafado pode, ainda, compor um Vidro Duplo ou ser utilizado no Vidro Laminado.
Já o Vidro Temperado-Laminado é uma combinação da resistência mecânica do vidro temperado com a segurança do vidro laminado.  Sua tecnologia faz com que as chapas de vidro temperado sejam unidas por quatro ou mais filmes de PVB e, então, prensadas e aquecidas, garantindo a total aderência dos elementos. O vidro temperado-laminado torna-se, então, ideal para aplicações em elementos construtivos que exigem altíssima resistência e possibilidade de manutenção como guarda-corpos, pisos de vidro, visores de piscina e até vigas e colunas estruturais.

Outras Soluções
Quem pretende reduzir gastos com o isolamento termo-acústico de ambientes, pode optar pelos Vidros Duplos da Fanavid, formados por duas chapas de vidro comum, laminadas ou temperadas, separadas por um perfil de alumínio preenchido com material hidrossecante, que é selado duplamente em todo seu perímetro. A solução cria uma câmara interna entre as chapas cheia de ar que possibilita uma melhora de até quatro vezes no isolamento térmico e de 30% superior no isolamento acústico. E se o Vidro Duplo for composto de vidros laminados acústicos, esse ganho é ainda maior, podendo atenuar até 51dB. Essa solução, aliás, permite o uso de persianas internas ou pinázios, e pode ser constituída com mais de uma câmara de ar, o que aumenta a capacidade de isolamento termo-acústico do conjunto.
Ideais para aplicação em guaritas, caixas eletrônicos e guichês de banco, os Vidros Blindados da Fanavid são painéis que resistem ao impacto de projéteis provenientes de armas de fogo. Com a vantagem de filtrar os raios UV e sem causar distorções óticas, estão disponíveis em diversas cores, e podem ser planos ou curvos, atendendo, assim, quaisquer soluções arquitetônicas. Os Vidros Blindados só podem ser produzidos e comercializados por empresas certificadas pelo Exército Brasileiro, como é o caso da Fanavid. Na compra e instalação destes vidros, deve-se sempre exigir esta certificação do fabricante do vidro, conhecida como ReTEx.
Os Vidros com Controle de Transparência da Fanavid representam uma revolução no design de interiores porque permitem bloquear ou permitir a visão através do vidro, que passa de transparente a translúcido com um simples acionamento elétrico, eliminando a necessidade de persianas. A solução é montada com duas chapas de vidro laminado, entre as quais é colocado um filme de cristais líquidos (LCD) em que atua um campo de eletricidade. Se a corrente elétrica estiver desligada, o vidro fica translúcido. Se estiver funcionando, o vidro torna-se transparente imediatamente. A tecnologia tem baixo consumo de energia e permite diversos efeitos visuais decorativos na alternância dos estados translúcido e transparente. O estado translúcido, aliás, funciona como uma excelente tela de vídeo. Disponível nas cores bronze, cinza, verde ou incolor, o Vidro com Controle de Transparência tem ainda a vantagem de poder ser curvado, e deve ser utilizado apenas nas áreas internas das construções, em ambientes onde a temperatura fique entre 20°C e 60°C.
Na linha de Vidros Resistentes a Fogo, a Fanavid comercializa o Vidro Para-Chama e o Vidro Corta-Fogo, que podem ser utilizados em paredes, em coberturas, e até como divisórias. Testados pelo IPT (instituto de Pesquisas Tecnológicas) e aprovados pelo Corpo de Bombeiros, ambos resistem ao fogo por até duas horas e impedem a passagem de chamas, gases e fumaças. A principal característica do Vidro Para-Chama é que ele não aparenta diferenças ópticas em relação aos vidros sem resistência ao fogo. Já o Vidro Corta-Fogo tem características físicas que lhe permitem reduzir a transmissão da radiação e da condução do calor, fazendo com que ele atue como isolante térmico em caso de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário